Mascaras

Muito se fala de como começou o uso de mascaras na banda,boatos sugerem que a iniciativa foi tomada por Shawn Crahan,porem Joey Jordison desmente este boato falando que a ideia surgiu em conjunto. Porem a revista Metal Hammer diz ter a resposta para a "Historia definitiva por de trás das mascaras do Slipknot". Abaixo pegamos partes do texto da revista e colocamos algumas coisas que a revista não citou.

Bom,foi definitivamente Shawn Crahan o eixo central do Slipknot que surgiu com a ideia de usar mascaras. Pouco antes do primeiro show da banda no Dia das Bruxas em 1995 enquanto eles ensaiavam.

"Estávamos todos na sala se perguntando: 'O que você vai vestir?' (Shawn Crahan) então eu levantei minha mascara de palhaço que eu tinha e disse: 'Eu vou vestir isto'."

"Alguns membros da banda disseram 'De jeito nenhum. Você não pode ser o único cara vestindo alguma mascara estúpida' e então Shawn disse: "Eu realmente não me importo o que vocês pensam,este é quem eu sou e isso é o que eu vou usar." - E estamos aqui todos estes anos."

Icônico e assustador as mascaras do Slipknot tornou parte de sua historia,e o fotografo que acompanha a banda desde o começo da carreira "Paul Harries" se lembra de muitas vezes ser parado por fãs perguntando se ele já tinha visto o Slipknot sem suas mascaras."Será que eles tem rostos normais por debaixo?" e com isso nasceu uma lenda sobre os rostos dos integrantes. 


Corey Taylor


Sua primeira mascara com dreadlocks saindo para fora e uma expressão fantasmagórica, a mascara apelidada pelos colecionadores do Slipknot como "Ghost" mostra o sentimento da musica mais puro segundo Corey Taylor: "A musica veio em primeiro plano,foi basicamente isto,um bando de caras querendo vender um monte de merda. Nós colocamos uma mascara e estamos pouco'se fodendo' sobre nossos rostos. E sempre a musica vai estar em primeiro lugar."









Mick Thomson


A primeira mascara do guitarrista foi uma mascara de hóquei comprado em uma loja,que mais tarde foi transformada em uma mascara de couro cinza."Roadrunner não gostou das mascaras" disse Clown: "Eles também não queriam nove caras na banda,mas eu não posso dizer o quanto de milhões de dólares fizemos para eles. Eu me orgulho em saber que eles estavam errados e eu estava certo".










Jim Root

O guitarrista Jim Root herdou sua primeira mascara do seu antecessor Josh Brainard. Uma mascara de escrevidão negra,ele achou muito desconfortável para tocar e decidiu adotar uma mascara de bobo da corte que ele pensou que refletia sua personalidade melhor. Segundo ele,ela também não era confortável.












Craig "133" Jones

O mais enigmático membro da banda,inicialmente simplesmente usava um par de calcinhas sobre a cabeça e depois chegou a usar uma especie de mascara de lobo,até chegar a um velho capacete de mergulho,com pregos e uma lanterna no topo.














Sid Wilson

A mascara do Dj Sid Wilson sempre viveu em constante mudança,sempre e o membro que mais altera sua mascara de álbum para álbum e sempre com um olhar futurista. Sua primeira mascara era uma mascara de gás simples.














Shawn Crahan

A Máscara icônica de palhaço de Shawn Crahan foi o que começou toda a ideia. "Eu estava no shopping com uma amiga e entrei em uma loja de Halloween. Eu vi uma máscara de palhaço lá e quando eu a coloquei, eu me tornei uma outra coisa. Ela foi US $ 49 e eu tinha US $ 50 em meu bolso. Era para eu estar comprando o meu almoço e pra minha namorada e ela ficou toda chateada porque eu gastei todo meu dinheiro nesta máscara. Bem ... ela se foi, mas eu ainda tenho a mascara guardada no andar de baixo. "









Chris Fehn

Praticamente uma mascara de couro,uma boca com ziper que podia ser aberta ou fechada,e um longo nariz de Pinoquio que consequentemente Chris Fehn iria "masturba-lo" com frequência no palco. "Isso reflete minha personalidade cômica",disse ele: "Além disso,eu a escolhi pelo fator da escravidão."













Paul Gray

O baixista e compositor Paul Gray inicialmente usou varias fitas em torno de sua cabeça,antes de decidir usar sua mascara de porco no Dia das Bruxas para a estreia da banda. Que segundo ele representava sua personalidade indulgente. Ele foi criticado pela banda rival na época "Mushroomhead",que alegou que ele tinha roubado a ideia deles.













Joey Jordison

Uma noite,quando ele era criança,a mãe de Joey Jordison chegou em casa depois de uma festa de Halloween com uma mascara Kabuki japonesa toda branca e desgastada,estranhamente sem expressão. E Jordison a adotou para o Slipknot. Conforme o tempo Joey adicionou pinturas a sua mascara.
















IOWA 




Corey Taylor


A mascara do Iowa de Taylor era praticamente a mesma do debut da banda,exceto por ser mais negra e mais detalhada. "Eu estava bebendo mais que um "peixe" naquela época. Era muito ruim,era um momento assustador para estar no Slipknot."














Mick Thomson

Thomson usava a mesma mascara do Self-titled,agora pintada com um ar mais metálico e com alguns ajustes na boca,esse seria o protótipo que o guitarrista levaria para sempre na banda.














Jim Root

A mascara também continua a mesma do Self-Tilted,uma versão mais detalhada do bobo da corte antecessor,com um zíper na boca e olhos vermelhos. "Os caras escolheram esta mascara para mim domar",disse ele. "Eu era um cara tímido antes de entrar nessa banda. Agora eu sou uma aberração."













Craig "133" Jones

O capacete de Jones tinha se transformado e uma mascara de escravidão,mas mantendo seus pregos como se fosse um porco espinho. Ele também acrescentou um zíper na boca,que durante as entrevistas ele o fechava para não responder nenhuma pergunta.














Sid Wilson

A mascara de gás do Dj evoluiu rapidamente para uma mascara de gás com formato de caveira,Wilson diz ter nove delas,e deu um nome para cada uma.















Shawn Crahan

A mascara do palhaço alegre,sarcástico e ainda sim assustador do Self-titled deu lugar a um palhaço sinistro para o Iowa. Apresentando um pentagrama de cabeça para baixo na cabeça,dois chifres e uma parte do couro cabeludo revelando seu cérebro sangrando para fora. Segundo Shawn este é um dos "Clowns" mais assustadores para ele,este "Clown" não ligava para nada do que as pessoas pensavam sobre ele.











Chris Fehn

A mascara de Fehn foi praticamente a mesma do primeiro álbum,com apenas uma diferença "O cheiro ficava pior,cheiro de vômito,suor e urina."- Chris Fehn















Paul Gray

Gray foi um dos poucos membros do Slipknot que se diz gostar da época do Iowa -"Era um inferno,eu tive um grande momento nesta época". Paul usou uma versão de latex preta mais humanizada da mascara de porco antecessora,com fendas na parte da boca.














Joey Jordison

Joey adicionou diversos desenhos em sua mascara Kabuki,"Você se sente mais assustador,mal e pervertido." disse ele. "Todas essas coisas em uma só mascara."

















Vol.3: (The Subliminal Verses)


Corey Taylor

Os dreads foram deixados para traz e substituídos por um cabelo multicolorido para o Vol.3,com costuras na boca mantendo um sorriso de um lado e uma expressão triste do outro. Segundo Corey esta mascara representa a luta contra seus demônios pessoais que ele passou durante o Iowa. "Eu praticamente fiquei bêbado desde o incio do Iowa e parei apenas três meses antes da gravação do Vol.3"












 Mick Thomson

A mascara do Vol.3 de Thomson teve uma relativa mudança das mascaras anteriores na região dos olhos e na boca. "Se você sabe quem você é,você não precisa de mudança. Eu acho que eu praticamente acertei em cheio de primeira,e fui capaz de ver quem realmente eu sou."
 Jim Root

Com poucas mudanças,mas ainda sim mantendo o bobo da corte desta vez mais sinistro para o Vol.3,com os olhos em formato de diamantes e mais escuros e com um rosto mais pálido.
 Craig "133" Jones

No Vol.3 Craig esta com pregos que parecem verdadeiros espetos,bem mais grande do que na sua mascara antecessora. Mas o aspecto geral permanece o mesmo: Uma mascara de escravidão com pregos.
 Sid Wilson

Para o Vol.3 a mascara de Sid teve uma mudança drástica,e tornou-se uma caveira por completo,com duas versões,uma fechada e outra com abertura que permitida ficar com seus cabelos soltos.
 Shawn Crahan

Como algum tipo de paciente pós-operatório,o Vol.3 de Shawn e basicamente uma mascara com varias bandagens ensanguentadas em volta de seu rosto,mantendo um nariz de palhaço a frente. Ele acabou deixando seu cabelo solto conforme o tempo,o que levou ele a perecer mais um serial killer.


Chris Fehn

Uma mascara semelhante as duas primeiras,basicamente a mascara de Fehn só mudou a cor,sendo branca com um aspecto de ferrugem e uma segunda vermelha escura. Mantendo o nariz longo com o zíper na boca.














Paul Gray

O porco foi transformado e um humano no Vol.3,com uma mascara estilo Hannibal Lecter,com pregos formando uma especie de grade na boca. E também um buraco de bala na testa.
















Joey Jordison

A Kabuki de Jordison permaneceu relativamente a mesma,alterando algumas pinturas. "E muito difícil tocar com essa mascara as vezes" disse ele. "Você se sente como estivesse trancado no inferno"















All Hope Is Gone



 Corey Taylor

De certa forma a mascara mais assustadora do All Hope Is Gones,uma mascara fechada branca sem qualquer tipo de expressão.
 Mick Thomson 

A mascara permanece a mesma,somente com um olhar mais ameaçador e futurista,mantendo o tom metálico.
 Jim Root 

A mascara ainda é a mesma,o bobo da corte. Porem com um corte mais desenhado em seu rosto com as cores branca e preta e detalhes em vermelho. Com um zíper na boca e uma maquiagem bem detalhada nos olhos.


 Craig "133" Jones

A mascara se torna mais metálica e os pregos mais grossos,porem a expressão de Jones e a mesma do Vol.3.
 Sid Wilson

Mais uma transformação drástica,de uma caveira Wilson se transforma em um Android que se a semelha a um Transformer (Sid se diz fã da serie). A mascara também conta com as sobrancelhas controláveis por controle remoto que permitia ele mudar sua expressão.
 Shawn Crahan

A mascara do Clown no All Hope Is Gones e provavelmente a mais detalhada. Com vários retalhos de couro preto,costuras e zíper na boca e mantendo um nariz metálico de palhaço. "Eu não quero nenhum traço humano nela. Não existe elementos humanos nela. disse ele "A mascara é praticamente feita de aço,para que eu possa arranca-la e usar como uma arma. Não e uma coisa de plastico." Clown também usou uma mascara de plastico simples mais tarde,com uma expressão humana feminina mais tão assustadora quanto.








Chris Fehn

Mais uma vez mantem sua mascara,porem não utilizando o capuz que foi usada nas fotos promo do CD.

















Paul Gray


Sua mascara manteve a mesma expressão do Vol.3 alterando a pintura e adicionando algumas manchas brancas e rachados pelo rosto,a mascara também perdeu o furo de bala na testa.















Joey Jordison

A Kabuki ganha vários detalhes,como especie de espinhos por toda mascara,Joey também adicionou uma coroa de espinhos na cabeça. O baterista também usava luvas com os dedos em especie de galhos.















.5: The Gray Chapter




Corey Taylor



A mascara de Taylor e bem mais humana no .5: The Gray Chapter,uma mascara com duas peças e com a boca "rasgada". "Eu,Clown e Sid sempre mudamos drasticamente nossas mascaras,porque pra mim,a mascara reflete o interior da pessoa,e ninguém permanece o mesmo ao longo do tempo."










Mick Thomson

A mesma mascara do álbum anterior porem com um olhar mais detalhado e bravo,ela também aparenta ter arranhões amarelados no rosto,que mais tarde foram retirados,mantendo apenas as rachaduras.














James Root

A mascara de Root permanece a mesma,porem o zíper da boca,se da lugar a um espaço totalmente livre que permiti que sua barba saia para fora. Um fato curioso é que sem o zíper na boca o guitarrista ficou bem mais "espontâneo",dando algumas declarações polemicas em entrevistas.












Craig "133" Jones

Jones também permanece com a mesma mascara somente com uma diferença,os pregos são de forma decrescente vindo da parte do "meio" da cabeça.














Sid Wilson

Sid como sempre,mudou drasticamente sua mascara. Agora ela se tornou uma mascara de couro preta,com uma especie de janelas metálicas nos olhos,e uma focinheira removível que guarda dentes assustadores.













Shawn Crahan

Clown volta para o novo álbum como um palhaço tradicional,porem com a cara toda ensanguentada. Também esta e a primeira mascara de Clown que não acompanha o tipico nariz de palhaço. A mascara passou por diversas modificações durante a turnê,tanto na cor como nas mais bizarras texturas possíveis.











Chris Fehn

Chris continua com sua mascara tipica,porem com os olhos um pouco mais caídos que o normal. A mascara da promo era toda metálica e aparentava não ser de couro igual as demais. Porem ela nunca foi usada fora das imagens promos e do vídeo The Devil In I. Nas turnês Fehn usou uma mascara verde e uma branca e posteriormente usou sem o vinyl que cobria sua cabeça,deixando seus cabelos soltos.









Alessandro Venturella

O substituto de Paul Gray não pode fazer sua mascara própria,em formar de tributo ao falecido baixista. A mascara foi feita por Shawn Crahan e é basicamente uma mascara sobreposta de couros com um nonagrama na parte de cima da cabeça.












Jay Weinberg

A mesma coisa aconteceu com o baterista substituto de Joey Jordison,porem conforme o andar da turnê Jay foi dando seus toques pessoais a mascara,adicionando algumas camadas de tinta branca.

2 comentários: